Use carinhas: Sem a inflexão da voz e a linguagem corporal existentes nas comunicações face-a-face, comentários bem humorados do autor podem ser mal interpretados nas comunicações eletrônicas.
Seja objetivo: Seja claro, breve e objetivo. A maioria das pessoas na Internet vai lhe conhecer somente através do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu público alvo.
Leia antes: Ao enviar mensagens para listas ou newsgroups, esteja certo de que você leu toda a discussão antes de responder, pois pode ser que alguém já tenha dito o que você quer saber.
Assunto: Use um formato adequado. A linha de subject (assunto) de uma mensagem é essencial para alguém com uma caixa postal abarrotada decidir se vai ou não ler a sua mensagem.
Assinatura: "Assinaturas" são informações que podem ser colocadas automaticamente no final de sua mensagem para ajudar os leitores a lhe localizarem.
Não grite: Evite escrever mensagens em caixa alta. ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ SUPOR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO. Quando quiser ressaltar uma frase ou palavra use *escreva entre sinais de asteristico*, que obterá o mesmo efeito.
Endereçamento: Enderece corretamente sua mensagem. Ao responder uma mensagem, use como endereço do destinatário aquele definido no campo Reply to: da mensagem recebida.
Copyright: Respeite direitos autorais (copyright). Quando você envia alguma coisa pela rede, ela provavelmente é de domínio público, a não ser que você tenha os direitos autorais e especifique isto na mensagem. Cuidado ao enviar artigos, letras de músicas, resenhas de livros ou qualquer outra coisa que seja sujeita a copyright. Evite, dentro do possível, incluir esses tipos de documentos em sua correspondência.
Propaganda: Muito cuidado ao divulgar propaganda em listas e newsgroup. A Internet é um ambiente um tanto averso a apelos comerciais e boa parte do núcleo de suas redes e satélites continua sendo mantida por órgãos governamentais. Enquanto anúncios e relatórios técnicos de produtos e serviços de interesse da comunidade acadêmica são aceitos com naturalidade, a propaganda com fins puramente comerciais, no estilo de mala direta, é usualmente repelida com veemência e punida com a expulsão do infrator.
http://www.torque.com.br/dicas/internet/netiqueta.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário